Copom eleva Selic para 12,75% ao ano

Investimentos

Copom eleva Selic para 12,75% ao ano


O Copom optou por elevar a taxa Selic em 1,00 b.p., alcançando 12,75%a.a. A decisão era a aposta majoritária de investidores, representando uma repetição do ritmo da última reunião. A instituição volta a se encontrar no dia 15 de junho.

Sobre o comunicado da decisão, o Copom trouxe um tom mais hawkish (priorizando combater a inflação). Indicou que seguirá entrando em território contracionista até que o processo de desinflação se consolide, além de querer observar a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O que vai contra boa parte do precificado hoje, um ajuste final em junho. Em outras palavras, o Copom deixou em aberto a chance de prosseguir além de junho. Não necessariamente o fará, podendo ser apenas uma estratégia de comunicação, em nossa opinião correta.

Considerando a próxima reunião, o mercado está dividido entre estabilidade e alta de 0,5 bp.p. O comunicado indica uma nova alta de juros, mas com ritmo menor. O que elevará a curva de juros adiante, com investidores refazendo suas projeções.

"Para a próxima reunião, o Comitê antevê como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude. O Comitê nota que a elevada incerteza da atual conjuntura, além do estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demandam cautela adicional em sua atuação. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária."


Fonte: IBGE, Bacen

Segue o relatório completo Copom maio 2022.pdf