PIB é grande destaque da semana

Investimentos

PIB é grande destaque da semana 

A semana tem como principal destaque o PIB brasileiro do quarto trimestre de 2020, que será apresentado na quarta-feira.

A mediana das projeções indica um avanço de 2,8% no período, o que resultaria em uma queda de 4,2% em 2020. O ritmo da recuperação pode colocar mais pressão sobre o Copom, no sentido de que apertar muito as condições monetárias em uma economia fraca seria muito prejudicial.

Existe uma expectativa de que a PEC Emergencial seja votada no Senado. Também devemos ver a Câmara votando a Lei do Gás, que sofreu alteração no Senado e voltou para a casa. Mesmo procedimento deve ocorrer com o Marco das Startups.

No exterior, o presidente do Fed, Jerome Powell, participa novamente de evento público. Essa é mais uma oportunidade de tentar acalmar investidores pelo mundo, que precificam uma inflação mais alta no médio prazo. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, também participará de evento, onde buscará fazer o mesmo. O primeiro fala na quinta-feira, enquanto Lagarde fala hoje.

No campo de indicadores, acompanhar o payroll americano na sexta-feira é fundamental. Mercado segue travando uma disputa com os banqueiros centrais, desconfiando que não será possível cumprir a promessa de subir juros apenas nos próximos anos. Com um mercado de trabalho mais aquecido, aumentará a expectativa por alta em breve. Caso o mercado de trabalho de sinais de fraqueza, investidores entenderão que será possível permanecer mais tempo com juros muito estimulativos.