RB Investimentos

Calendário do investidor: saiba as principais datas para os investimentos

Investimentos


O conhecimento, o monitoramento de informações do mercado e a organização são de extrema importância para que o investidor possa criar um planejamento bem sucedido de seus investimentos. 

Com isso em mente, é fundamental que você tenha uma visão do calendário do ponto de vista do investidor, que deve considerar as datas mais importantes para o mercado financeiro. Entre essas datas, além dos feriados nacionais e de São Paulo, que impactam diretamente a realização e o resgate de aplicações e o funcionamento da bolsa de valores, devem ser considerados ainda os feriados norte-americanos, que também influenciam o comportamento do dólar e os diversos papéis atrelados à moeda, além de determinarem o funcionamento da bolsa de valores de Nova York. 

Além disso, o acompanhamento de eventos com programação definidas, como as reuniões do Fomc e do Copom (Comitê de Política Monetária dos Estados Unidos e do Brasil, respectivamente) é essencial, principalmente no atual cenário em que os juros nos EUA, assim como no Brasil, tem tendência de cortes e grande impactando nos investimentos em renda fixa. Outras datas importantes que devem ser consideradas pelo investidor são as divulgações dos resultados do PIB, que apontam a velocidade da recuperação da economia, impactando diretamente a bolsa, além de indicar movimentos futuros do mercado financeiro. 

Além de todas as datas acima, devem ser contempladas no planejamento de todos  investidores a data de entrega de declaração do Imposto de Renda e seu cronograma de restituições, programação de entrada do 13º salário (que dependerá do modelo de pagamento escolhido pela empresa, que pode antecipar a primeira parcela ou pagar integralmente no final do ano), eventuais liberações do Governo para saques no FGTS e as datas de débito do come-cotas, que ocorrem geralmente no último dia útil dos meses de maio e novembro. 


Para apoiar o seu planejamento até o final deste ano, compartilhamos algumas das datas mais importantes nos próximos 3 meses:


Outubro

Dia 15 - Liberação do 5º lote de restituição do IRPF

Dia 27 - Primeiro Turno das Eleições Gerais na Argentina

Dias 29 e 30 (Brasil) - Reunião do Copom

Dias 29 e 30 (EUA) - Reunião do Fomc


Novembro

Dia 15 (Brasil) - Feriado de Proclamação da República (B3 fechada)

Dia 18 - Liberação do 6º lote de restituição do IRPF

Dia 20 (Brasil) - Feriado de Consciência Negra (B3 fechada)

Dia 24 - Segundo Turno das Eleições Gerais na Argentina (caso necessário)

Dia 28 (EUA) - Feriado de Dia de Ação de Graças (NYSE fechada)

Dia 29 (EUA) - Feriado de Dia de Ação de Graças (NYSE fecha às 13h)

Dia 29 - Recolhimento do come-cotas nos fundos aplicáveis


Dezembro

Dias 10 e 11 (Brasil) - Reunião do Copom

Dias 10 e 11 (EUA) - Reunião do Fomc com divulgação de projeções econômicas e coletiva

Dia 16 - Liberação do 7º e último lote de restituição do IRPF

Dia 24 (Brasil e EUA) - Véspera de Natal (B3 fechada e NYSE fecha às 13h)

Dia 25 (Brasil e EUA) - Natal (mercados fechados)

Dia 28 (EUA) - PIB do 3º trimestre (final)

Dia 31 (Brasil) - Véspera de Ano Novo (B3 fechada)


Nós da RB Investimentos também podemos te assessorar em todo esse processo. Aqui você conta com uma plataforma de investimentos completa, além de de profissionais experientes e qualificados, que te ajudarão a investir de forma inteligente e sem burocracia. 

Abra sua conta e viva uma nova experiência em investimentos.


RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade