RB Investimentos

Como debêntures podem ser convertidas em ações?

Investimentos

As debêntures são títulos de dívidas cujo principal objetivo é a captação de recursos para o desenvolvimento de empresas brasileiras. Ao investir nesses papéis, você se torna um credor das empresas emissoras. São, a princípio, consideradas ativos de renda fixa.

No entanto, com o aumento da procura por debêntures - que em 2018 alcançaram um volume recorde de emissões, superior a R$ 150 bi com crescimento de 60% em relação a 2017 - cabe entender todas as alternativas de remuneração que este investimento proporciona. Vamos falar mais sobre a modalidade de debêntures conversíveis, que permite que o investidor/credor se torne um acionista da empresa.

Mas o que são as debêntures conversíveis e como funciona o processo de conversão?

Como o próprio nome sugere, as debêntures conversíveis oferecem ao investidor a possibilidade de transformar o crédito a receber em ações da companhia. Nesse modelo, com a conversão da aplicação em ações, a renda fixa se torna renda variável. 

Por isso, ao unirem no mesmo ativo as opções de remuneração como credor ou por participação acionária, elas são vistas pelo mercado como um “misto” de título de crédito com ação.

Uma das principais vantagens da modalidade é que ao adquirir esse tipo de debênture, você tem uma opção a mais para receber seu investimento de volta. Isto é, caso a companhia futuramente não possa honrar a dívida, o debenturista ainda tem a possibilidade de se tornar acionista ordinário ou preferencial da empresa – de acordo com as condições oferecidas de conversão da debênture.

Assim, pode-se dizer que esta classe de debêntures funciona como uma forma de reduzir o risco do investimento em uma empresa. 

Importante destacar que todos os detalhes, como vencimentoresgate e rendimentos devem constar na escritura de emissão da debênture, que ainda deve apresentar as seguintes informações:

  • Quantidade de ações nas quais cada debênture poderá ser convertida. 
  • Relação entre o valor nominal da debênture e o preço de emissão das ações. 
  • A classe e a espécie das ações a serem convertidas - ordinárias ou preferenciais, por exemplo.
  • O prazo ou o período específico delimitado para exercer o direito de conversão.


Se investir em debêntures está nos seus planos, não deixe de se informar sobre o setor no qual a empresa está inserida e de analisar a saúde financeira do emissor. Para isso, conte com a RB Investimentos. Nossos assessores especializados estão à sua disposição para apoiá-lo(a) nesse processo e encontrar as melhores opções para atingir os seus objetivos.

Para isso, abra sua conta digitalsem burocracias, e comece agora a viver uma nova experiência em investimentos. 

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade