RB Investimentos

Como identificar o grau de risco (volatilidade) de um investimento?

Investimentos

Uma variável importante que deve ser levada em conta no momento de escolher as aplicações para compor a sua carteira de investimentos é a volatilidade das opções avaliadas. 


É fundamental que o investidor saiba como a volatilidade impacta seus investimentos, uma vez que a falta da análise de risco e o retorno de um ativo podem levar a escolhas impulsivas e, muitas vezes, equivocadas. É preciso equilibrar o risco na hora de definir onde alocar o capital e, a partir daí, diversificar os investimentos de maneira inteligente.


Mas, afinal, o que é a volatilidade? 

Volatilidade é uma forma de medir a variação dos preços de um ativo através da frequência e da intensidade das oscilações, em um período determinado de tempo. Na prática, é uma ferramenta que permite ao investidor dimensionar a capacidade do ativo em oferecer bons rendimentos. Isso porque quanto maior for a sua variação de preço, seja ele uma ação, um fundo ou um título de renda fixa, maior é o risco de ganhar ou perder dinheiro no investimento. 


A volatilidade também pode ser utilizada a seu favor. Quando o investidor está ciente das oscilações inerentes a um determinado investimento e acompanha e monitora sua flutuação, pode encontrar o melhor momento de alta para vender esse ativo, gerando rendimentos atrativos. 


E como identificar o grau de volatilidade de um investimento?

Há diversas formas de identificar a volatilidade de um investimento e aqui exploraremos algumas. 


A primeira delas é a volatilidade absoluta, que determina a medida a partir do desvio padrão da rentabilidade histórica de um determinado investimento. 


Há, ainda, formas de avaliar o quanto um ativo é volátil de uma maneira relativa. Nesse caso, sua volatilidade pode ser determinada em relação à oscilação do próprio mercado.

Para isso, a medida beta é a mais usada, pois determina a volatilidade de um ativo específico com relação a um determinado índice de mercado (benchmark).


Além desses, devem ser analisadas: 


Volatilidade histórica

É aquela que já é conhecida pelo mercado. Calculada pelas variações de preço ao longo de um determinado período. Ela pode servir como referência para a estimativa de uma volatilidade futura, o que não significa que ela necessariamente se concretizará. 


Volatilidade implícita

É a estimativa da volatilidade futura adotada pelo mercado. É calculada a partir da volatilidade histórica e outras variáveis, como os preços de ativos negociados no mercado.


Volatilidade real

Representa a variação efetiva do preço do ativo no futuro. A partir do momento em que a oscilação for conhecida, ela já vai passar a representar a volatilidade histórica.



A volatilidade na prática

É importante ter em mente que, quando falamos em investimentos, de forma geral, quanto maior a volatilidade, maior o potencial de valorização do ativo. No entanto, é imprescindível analisar se o investimento em questão é compatível com o seu perfil de risco e analisar o cenário para decidir quando quer arriscar mais ou menos. 


Geralmente, ativos de alta volatilidade são mais indicados para investidores que já possuem experiência no mercado e têm uma postura mais arrojada. Isso porque é necessário ter uma estratégia traçada a longo prazo e um certo aporte financeiro para operar dessa forma, já que eventualmente as desvalorizações são inevitáveis nesse tipo de negócio.


No entanto, dominar o conceito de volatilidade é imprescindível para qualquer investidor. 


Para o investidor que está começando, a melhor dica é criar uma estratégia de investimentos que inclua alguns títulos e ações mais voláteis em meio a ativos financeiros menos voláteis. Assim, é possível equilibrar riscos, minimizar possíveis perdas e maximizar seus rendimentos de uma forma sustentável.


Nosso time de assessores financeiros está pronto para te ajudar com as informações necessárias para que você escolha as melhores opções para a sua carteira, de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos. Para isso, basta abrir a sua conta na RB Investimentos, sem burocracias e ter acesso à nossa plataforma digital completa.

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade