RB Investimentos

Dicas fundamentais antes de investir

Antes de tomar a decisão de investir, é importante ter em mente alguns pontos a serem observados com calma. Pensando nisso, fizemos uma lista para que você possa tomar as suas decisões de forma consciente.

AVALIE SEUS COMPROMISSOS FINANCEIROS

O ponto de partida é saber se você tem alguma dívida em atraso, sob incidência de juros e multas. Se tiver, não faz sentido ter dinheiro aplicado que vai render menos do que você terá de pagar de juros. Avalie ainda se vale a pena usar o dinheiro para negociar algum financiamento e conseguir um desconto para só então direcionar suas reservas para uma aplicação.

ENTENDA O SEU PERFIL

Conservador – valoriza a segurança e busca diminuir os riscos de perdas, mesmo que para isso tenha de aceitar uma rentabilidade menor. Veja algumas opções de investimentos para esse perfil: títulos públicos, crédito privado e fundos de renda fixa costumam dominar a alocação deste perfil de investidor.

Moderado - costuma procurar equilíbrio entre a rentabilidade e a segurança. Por isso, está disposto a correr um pouco de risco com o objetivo de conseguir um retorno um pouco maior sobre seus recursos. Veja algumas opções de investimentos para esse perfil: fundos multimercados de baixo risco, títulos atrelados à inflação podem aparecer na composição da carteira de investimento.

Agressivo – dá maior relevância à rentabilidade, mesmo que para isso tenha de correr grandes riscos com seus investimentos. Fundos multimercado, fundo de ações e investimento no exterior costumam compor a alocação do portfólio deste perfil, já que permitem uma maior liberdade na composição de carteiras com mais exposição ao risco.

Vale lembrar que não existe um portfólio único para cada perfil.

Você também consegue descobrir o seu perfil de investidor ao responder um questionário detalhado no momento de abertura da conta na RB Investimentos.

ESTUDE OS ATIVOS

Depois dessa avaliação sobre sua realidade financeira, procure conhecer quais são os tipos de investimento disponíveis para entender qual tem mais a ver com o seu perfil e a sua expectativa – leve em consideração o tamanho do risco que você pode correr, qual é o seu objetivo e o prazo que o dinheiro ficará investido.

TENHA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Não adianta apostar em um investimento que vai ter uma rentabilidade melhor depois de dois, três anos, por exemplo, se você não tem uma reserva de emergência e pode ter de utilizar aquele recurso a qualquer momento diante de um imprevisto. Além de correr o risco de ter até um rendimento negativo, o investidor ainda pode pagar mais tributos do que o previsto inicialmente - como Imposto de Renda, por exemplo.

MANTENHA A DISCIPLINA

Sem ser regrado nos aportes, acumular seu patrimônio vai ficar apenas no plano dos sonhos.

Além de comparar a performance dos produtos financeiros e seus riscos (lembre-se que todo investimento tem riscos), é preciso levar em consideração as taxas dos investimentos. No caso dos fundos de investimentos, normalmente são cobradas duas taxas: i) administração, que remunera os responsáveis pela gestão do fundo; e ii) performance, que remunera o gestor pela sua eficiência, caso ele atinja um objetivo;

O site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regulamenta o setor financeiro, é uma boa fonte para consultar informações sobre a instituição que vai cuidar dos seus recursos – o emissor do título, o administrador, o gestor e o custodiante. Além da sua performance, é preciso saber se ela tem registro na CVM, se está envolvida em processos e por qual motivo. Além disso, leia com muito cuidado o prospecto sobre o investimento. É nele que está o regulamento sobre o produto.

Nosso time de assessores financeiros está pronto para te ajudar com as informações necessárias para que você escolha as melhores opções. de acordo com seu perfil de investidor.

(Site da CVM: http://www.cvm.gov.br/)

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade