RB Investimentos

Especial Dia dos Pais: Como investir para construir um futuro para os meus filhos?

Institucional

Com o Dia dos Pais se aproximando, decidimos abordar aqui um tema que já faz ou eventualmente pode passar a fazer parte dos objetivos de muitos de nossos investidores: construir um patrimônio e deixar um legado para seus filhos. Investir no futuro dos filhos é uma forma de garantir que eles possam ter acesso à educação de qualidade, por exemplo, ou mesmo alguma necessidade futura. 

Pesquisas realizadas recentemente mostram que pais e mães tendem a investir até 49% a mais que pessoas que não têm filhos. Isso ocorre pois fazer investimentos é uma das melhores formas de conseguir poupar dinheiro e fazer com que esse dinheiro renda mais para que seus objetivos possam ser alcançados. Assim, investir para o futuro dos filhos é uma estratégia eficiente para o melhor para eles.

Para planejar melhor a construção desse patrimônio para as gerações futuras, o primeiro conceito que deve ser compreendido é o da diferença entre investimentos de curto, médio e longo prazo e qual é o tipo de investimento mais adequado para atingir esse objetivo.

Quando falamos em investimentos de curto e médio prazo, de forma geral, falamos de planos mais imediatistas, como reservas de emergência, férias ou então para aquisição de bens. 

Já os investimentos de longo prazo visam o atingimento dos objetivos focados na construção de um futuro, sem nenhum tipo de imediatismo. Deste modo, podemos dizer que investir para o futuro dos filhos é uma meta que deve ser pensada nessa linha do tempo. E para começar, a melhor forma é elencar todos os objetivos relacionados e a estimativa de tempo e investimento mensal necessários para atingir cada um deles. 

Outro ponto importante a ser considerado no planejamento é a gestão de riscos do investimento. Independentemente do seu perfil de investidor, é fundamental entender a fundo os seus objetivos e estruturar uma carteira que atenda as particularidades de cada um deles. Quando falamos em construir um futuro e trazer estabilidade para as futuras gerações, é muito importante balancear os riscos dos ativos da sua carteira de forma a proteger esse patrimônio.

Atualmente há opções de investimento especialmente voltadas ao objetivo de construir um futuro para os filhos, como planos de previdência privada, por exemplo. Isso não quer dizer que o investidor deva se restringir à elas, mas é importante que sejam levadas em conta.

Outro tipo de investimento muito procurado para atender a este objetivo é o Tesouro Direto, em especial aqueles com um prazo de resgate maior. Isso porque esses títulos consistem em uma alternativa de baixo risco e de fácil gerenciamento, que apresenta rendimentos bem superiores à poupança e ainda não requer um aporte inicial muito alto para começar a investir.  

Outra vantagem de utilizar o Tesouro Direto para este objetivo é que essa é uma aplicação que te dá a opção de realizar o seu investimento de forma programada, além de possibilitar o reinvestimento automático dos juros dos títulos que podem ser resgatados a cada 6 meses, ou na data de vencimento dos mesmos, dependendo do título escolhido.

O investidor ainda pode optar por investimentos em renda variável, que apresentam um potencial de retorno interessante quando comparados aos de renda fixa e que, quando realizados no longo prazo, tendem a diluir os riscos inerentes às operações. Para isso, é essencial entender o funcionamento do mercado e optar por papéis de empresas sólidas.

Existem ainda muitas outras opções que podem ser consideradas para alcançar este objetivo e nossos assessores na RB Investimentos podem te ajudar a escolher a melhor opção para a sua carteira de investimentos e momento de vida. 

Oferecemos ainda toda a comodidade de uma plataforma digital de investimentos combinada a um atendimento altamente personalizado e com conhecimento no universo financeiro (não sei qual a melhor maneira de falar sobre isso). Para isso, abra sua conta, sem burocracias, e viva uma nova experiência em investimentos. 


RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade