RB Investimentos

Investimentos de curto, médio e longo prazos: qual o ideal para você?

Investimentos

Estruturar uma carteira de investimentos consistente, diversificada e em linha com as suas expectativas e projeções de rendimento é o principal desafio para conquistar uma boa rentabilidade com os seus investimentos.

Quando falamos em diversificação, geralmente pensamos na composição de ativos da carteira, o que de fato é de extrema importância. No entanto, um planejamento assertivo com relação aos prazos dos seus investimentos é fundamental para que você alcance melhores resultados ao longo do tempo.

Idealmente, uma carteira de investimentos deve ser composta por produtos que atendam o investidor no curto, no médio e no longo prazos. Já o percentual desta composição deve estar alinhado aos seus objetivos e necessidades individuais. Para tomar essa decisão, você precisa pesar as seguintes variáveis:

1) Objetivos do investimento

Investir de acordo com os seus objetivos - a tão falada goal-based investment - é uma metodologia que tem se mostrado cada vez mais presente na rotina de um bom investidor. Parece óbvio, mas medir a performance dos seus investimentos de acordo com o atingimento de objetivos financeiros faz muito mais sentido do que se basear apenas em benchmarks de rentabilidade.

Para isso, é importante refletir sobre as suas necessidades de investimento e traçar metas que sejam claras e específicas. Garantir uma aposentadoria tranquila, expandir o seu patrimônio, planejar uma viagem ou criar uma reserva para emergências, são apenas alguns exemplos.

2) Perfil de investidor

Uma das análises mais importantes neste processo é a do seu perfil de investidor. Nela deve ser considerada a sua condição financeira, resultados esperados e seu apetite ao risco, de modo a evitar surpresas ou desconfortos com relação aos seus investimentos.

Ao abrir a sua conta na RB Investimentos, você pode entender em qual perfil de investidor você se encaixa e assim facilitar a sua tomada de decisão.

3) Liquidez

De forma geral, investimentos com menor liquidez apresentam uma rentabilidade mais alta. No entanto, se você precisa de acesso rápido ao montante investido, é importante que a sua carteira conte com ativos de maior liquidez, que possam ser resgatados facilmente, conforme as suas necessidades.

4) Retorno esperado

O retorno esperado deve se basear no valor inicial investido e no total necessário para a realização dos objetivos. Fazer uma avaliação realista do seu patrimônio atual e suas possibilidades é essencial para determinar objetivos que sejam condizentes com a sua realidade e evitar eventuais perdas ou frustrações.

Também é preciso lembrar que a rentabilidade esperada varia de acordo com diversos fatores, entre os quais podemos destacar o histórico de retorno da aplicação, taxas, modalidade do investimento, cenário econômico, horizonte de investimento e risco.

Depois de pesados os fatores citados anteriormente, é necessário entender as particularidades e os desafios dos investimentos de acordo com cada prazo:

Investimentos de curto prazo

São aqueles cujo retorno será obtido em até dois anos. Para este tipo de investimento, é importante destinar valores que necessitem liquidez, como reservas de segurança.

Investimentos de médio prazo

São aqueles cujo retorno será obtido entre dois e cinco anos. Um exemplo de objetivo dentro deste perfil são os relacionados a compras de bens com valores significativos. Importante reforçar que neste caso, o valor investido estará indisponível até o vencimento da aplicação.

Investimentos de longo prazo

São aqueles cujo retorno será obtido em um prazo superior a cinco anos.

Os aportes realizados neste tipo de investimento visam o atingimento dos objetivos focados na construção de um futuro, sem nenhum tipo de imediatismo. O planejamento de uma aposentadoria, a compra de um imóvel, o pagamento da educação dos filhos são apenas alguns exemplos.

Conclusão

O peso da herança cultural brasileira de incerteza e instabilidade econômica faz com que muitos investidores concentrem os seus investimentos principalmente em ativos de curto e médio prazos, já que pensar em um resgate a longo prazo pode gerar insegurança. No entanto, atrelar parte dos seus investimentos a objetivos de longo prazo permitirá que você faça mais aportes, mantenha o dinheiro investido por mais tempo e, como consequência, obtenha um melhor rendimento.

Assim, a escolha dos investimentos deve considerar, além do tipo do produto e suas características, o prazo de cada investimento e o alinhamento destes prazos com os seus objetivos pessoais.

Ao abrir a sua conta na RB Investimentos, você será assessorado por um especialista que te ajudará a escolher o investimento ideal para alcançar os seus objetivos.

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade