RB Investimentos

O que é Rating? O que isso tem a ver com os investimentos?

As agências de classificação de risco de crédito, conhecidas como agências de rating, têm um papel relevante na vida de quem quer investir. A nota atribuída por elas – seja para um governo, empresa ou instituição financeira – leva em consideração a capacidade de honrar uma dívida.

As principais agências que fazem essa avaliação são a Moody’s, a Fitch e a Standard & Poor’s (S&P). Cada uma tem seus próprios critérios para mensurar a nota de quem a contrata em busca de uma classificação de risco. Quanto maior a nota (normalmente são letras que vão de A a D, com variações de + ou de -), menor a chance de não pagamento. Mas são levados em consideração outros dados, como o ativo, o passivo, o fluxo de caixa, o setor de atuação, possíveis pendências judiciais e até a percepção do mercado em relação aos seus números.

Mas por que saber qual é o rating? Simples. Ao conhecer as notas atribuídas pelas agências, o investidor reduz os riscos de perder dinheiro, já que elas servem como parâmetros para aplicações em títulos de renda fixa.

O rating de um investimento tem impacto direto na percepção do risco e também na sua remuneração. A lógica é a mesma do exemplo descrito acima. Quanto mais alta for a nota, mais seguro é o investimento. No sentido contrário, quando a nota for baixa, maior é o risco de ter algum problema e levar prejuízo para o investidor.

As instituições financeiras com notas muito baixas costumam oferecer aos investidores rentabilidade mais alta como forma de atrair interessados, apesar dos riscos. Plataformas de investimento e corretoras costumam fornecer informações sobre o rating das instituições financeiras e de seus produtos, como CBD, LCA/LCI, o que facilita a vida dos clientes.

Já no caso das empresas emissoras de títulos, estas podem ter uma nota de rating para a própria empresa e eventualmente outra nota para os títulos que emitiram. Daí a necessidade de ir além da avaliação da classificação da empresa e investigar a classificação relativa ao título de renda fixa no qual se deseja fazer aportes, pois esta avaliará também a estrutura, as garantias, a destinação dos recursos entre outros.

Imagine que você vai emprestar dinheiro para um amigo. Se ele está endividado e administra mal suas finanças, a chance de restituição daquele valor vai ser pequena, ou seja, o seu risco de tomar um calote vai ser grande. O rating é como uma espécie de termômetro que mede riscos como esse. O rating é importante também para quem pretende investir em ações. Nesse caso, é necessário consultar qual é a nota de risco da empresa e as perspectivas traçadas pela agência.

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade