RB Investimentos

Os importantes números do mercado de agentes autônomos

Institucional

Criando um elo entre investidores, produtos e serviços disponíveis, os agentes autônomos de investimentos vêm se tornando uma figura fundamental para o desenvolvimento do mercado brasileiro de capitais.

Presentes em todo o Brasil, são profissionais que contam com experiência no mercado financeiro e autorização pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para atuar por meio de uma empresa ou pessoa jurídica, de forma predominantemente comercial. Suas principais atividades envolvem a apresentação do mercado para os investidores, o detalhamento e os esclarecimentos sobre características dos produtos e dúvidas operacionais, cadastramento de clientes, recebimento e execução de ordens e transmissão para os sistemas de negociação.

O mercado de agentes autônomos atualmente encontra-se em franca expansão no Brasil. De acordo com a CVM, apenas em 2018 houve um crescimento de 17% na quantidade de profissionais certificados, alcançando 7.745. Quando tomamos por base os Estados Unidos, por exemplo, onde mais de 1,3 milhão de profissionais ganham a vida ajudando os americanos a investir, vemos que no Brasil ainda tem um enorme potencial. 

Alguns números divulgados pela Anbima confirmam esse potencial. Em seu último relatório, que traçou o perfil do investidor brasileiro, foi identificado que apenas 42% dos brasileiros têm algum tipo de investimento, sendo que 88% dessa fatia ainda aposta na tradicional poupança.

No entanto, esse cenário de investimentos deve mudar bastante nos próximos anos, o que irá gerar ainda mais oportunidades para a atuação do agente autônomo de investimentos. 

Com a tendência de cortes na Selic e consequente queda no rendimento da poupança, o investidor se verá obrigado a buscar alternativas mais rentáveis. Isso somado aos novos formatos de trabalho que surgem com a flexibilização das leis trabalhistas, crescimento do mercado de trabalho autônomo e iminente aprovação da Reforma da Previdência, que muda as regras de aposentadoria para grande parte da população, levará cada vez mais brasileiros a procurar os investimentos como uma alternativa para garantir fontes de renda alternativas, segurança financeira e uma reserva para a aposentadoria. 

Com isso, o AAI terá espaço para atuar junto a esse investidor iniciante, de forma consultiva, munindo-o de informações e montando uma carteira de acordo com as suas necessidades, objetivos e perfil de risco. Essa é uma grande vantagem, pois garante autonomia ao agente, para escolher os produtos de investimento adequados para cada carteira, além da oportunidade de empreender em um mercado em expansão. 

Em média, a receita anual de um agente autônomo irá depender muito do perfil de seus clientes.

Caso pense em seguir por esse caminho, é importante conhecer o exame de certificação na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), passo que precisa ser cumprido para poder atuar e se tornar um assessor de investimentos reconhecido pelo mercado.


E então, pronto para dar um passo mais importante na sua carreira? A RB Investimentos investe expertise no seu potencial para que você possa crescer ainda mais, enfrentar os desafios do mercado financeiro de forma inovadora e conquistar os seus objetivos. Invista na sua carreira com a RB Investimentos e conte com a solidez de uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro. Faça parte do nosso time: seja um agente autônomo.



RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade