RB Investimentos

Por que investir em fundos ETF da Bovespa?

Investimentos

Em tempos de Selic a 6,5% e de consequente queda na rentabilidade de algumas aplicações de renda fixa, os investidores têm buscado cada vez mais opções em renda variável para compor suas carteiras. Nesse sentido, os ETFs (Exchange Traded Funds) se apresentam como uma alternativa de investimento bastante atrativa tanto para o investidor iniciante - já que sua exposição à bolsa de valores é indireta - quanto para o investidor mais experiente, que busca diversificar sua carteira com uma gestão passiva e a um custo mais baixo. 

Os ETFs são fundos que buscam reproduzir a carteira de um determinado índice de referência no mercado, como exemplo o índice Bovespa (Ibov). Também existem ETFs de outros índices, como dividendos Bovespa, Títulos Públicos, S&P etc.

Ao adquirir cotas de um ETF que reproduz o Ibov - cuja comercialização das cotas ocorre na Bolsa de Valores, nos mesmos moldes do mercado de ações - o investidor passa a deter indiretamente todas as ações componentes do referido índice, sem precisar comprar separadamente os papéis de cada empresa.

E quais as vantagens em investir nesses fundos?

Inicialmente, os ETFs têm taxas de administração bem menores que os fundos de ações tradicionais, não cobram taxa de performance, além de não incidir o temido come-cotas, ainda que incida sobre ele Imposto de Renda, na alíquota de 15% sobre os lucros obtidos.

A grande diferença entre investir em uma ação específica de uma empresa e investir em um ETF Ibov está no fato que o investidor consegue acompanhar o desempenho do fundo por meio de um índice de referência, terceirizando o monitoramento e a gestão da carteira do referido fundo.

Além disso, destacam-se os seguintes aspectos:

Baixo custo 

Como o ETF Ibov é um fundo composto por vários ativos, paga-se menos taxas do que se fosse investir em cada ação que está presente do fundo separadamente.

Volatilidade 

Como a sua exposição é indireta, mesmo que um dos papéis tenha alta volatilidade, há outro mais estável, o que mantém o equilíbrio, e a volatilidade tende a parear com o Ibov.

Diversificação

O ETF é uma boa opção para diversificar a carteira de investimentos. Geralmente, ele é composto por diversos papéis e de segmentos diferentes. Além disso, ele é referenciado por um índice da renda variável, que você pode selecionar de acordo com os seus objetivos.

Transparência 

É possível acompanhar as alterações na composição ou na proporção da carteira teórica de ações do índice de referência sem ter que comprar ou vender todos os ativos que estiverem na referida carteira. 

Tributação

Apesar de não  incidir come-cotas sobre o fundo, há o pagamento de Imposto de Renda, que ocorre apenas no momento da venda da cota do fundo.


Conclusão

Os ETFs Ibov se apresentam como uma interessante oportunidade para a diversificação do portfólio, afinal, reduzem as chances de perdas no mercado de ações, enquanto produzem resultados de acordo com as perspectivas das principais companhias brasileiras listadas na bolsa.

Abaixo um quadro-resumo com os ETFs Ibov disponíveis para aplicação, comparando suas taxas de administração e patrimônio líquido. Esta última informação pode influenciar na liquidez da comercialização das cotas. 

No entanto, na hora de optar pelo melhor investimento para você, tenha em mente seus objetivos. Avaliar se há aderência ao seu perfil de investidor, a volatilidade das cotas e os índices de risco é fundamental para fazer uma escolha consciente e assertiva. 

Nós, da RB Investimentos, podemos te assessorar em todo esse processo. Aqui você conta com umcuradoria criteriosa de fundos, além de profissionais experientes e qualificados, que te ajudarão a investir de forma inteligente e sem burocracia. 

Abra sua conta e viva uma nova experiência em investimentos.


RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade