RB Investimentos

Por que, se aprovado, compensa optar pelo saque dos recursos do FGTS?

Investimentos

Com o objetivo de impulsionar a atividade econômica no país incentivando o consumo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou na última semana uma proposta para a liberação de saques de parte do FGTS. A proposta inclui tanto as contas ativas (dos contratos atuais) quanto inativas (dos contratos passados).

O Ministério da Economia afirma que a liberação tem potencial para injetar algo próximo a entorno de R$ 30 bilhões na economia.

Apesar da expectativa do mercado, a proposta deverá passar por discussões e definições de critérios no governo. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o anúncio da liberação dos saques está previsto para esta quarta-feira (24).


Qual a nossa recomendação?

Partimos do pressuposto que a rentabilidade do FGTS é de TR + 3% ao ano, ou seja 50% do que rende um título público Selic (já descontando o IR incidente sobre os títulos públicos), sendo assim o trabalhador está deixando dinheiro na mesa. Sim, o rendimento do FGTS nem bate a inflação, que nos tempos atuais gira em torno dos 4% ao ano. A cada ano, o poder de compra dos recursos depositados no FGTS reduz.

Pela regra, o trabalhador assalariado é obrigado a contribuir com FGTS e não pode escolher qual instituição irá gerir seus recursos, muito menos onde será aplicado, ficando assim engessado às regras predefinidas pelo governo.


Com a possibilidade de liberação dos recursos, o trabalhador deve priorizar a destinação para:

  1. Amortizar dívidas com taxas de juros elevadas, caso tiver, reduzindo assim suas despesas financeiras, aumentando no futuro sua capacidade de voltar a poupar.


  1. Constituir ou reforçar sua reserva de emergência, pois pela lógica do FGTS estes recursos podem ser usados em casos graves de doenças, compra da casa própria ou usufruí-lo quando aposentar, momento em que sua renda diminui.

 

Então a recomendação da RB Investimentos para esta reserva é aplicá-la em investimentos com menor risco e visando o longo prazo. Carteira recomendada:


 

Nós, da RB Investimentos, estamos preparados para te ajudar com isso. Abrindo sua conta conosco, você contará com o assessoramento de uma equipe altamente qualificada e com a solidez e toda a expertise de uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro. 


Clique aqui e viva uma nova experiência em investimentos.

RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade