RB Investimentos

Tudo o que você precisa saber para investir em fundos multimercados

Investimentos


Buscando rentabilidades maiores e novas oportunidades de diversificação, os multimercados têm surgido como o grande destaque entre os fundos de investimento no Brasil, concentrando ingressos líquidos de R$ 42,9 bilhões em 2018, de acordo com dados da Anbima

Um fundo multimercado é uma categoria de fundo que tem uma política de investimentos que mescla diversas classes de ativos, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros. Diferentemente dos fundos de renda fixa e dos fundos de ações, os multimercados não precisam seguir regras específicas de composição de carteira. Neles, o gestor tem liberdade para fazer investimentos em todas as classes de ativos, em qualquer proporção, desde que respeite o regulamento do próprio fundo.

 

Como funcionam?

Uma das principais características dos fundos multimercados é que eles podem ser muito diferentes entre si, uma vez que não há estratégias de composição preestabelecidas para suas carteiras. Dessa forma, é possível encontrar fundos de perfil mais conservador – que são menos comuns – e fundos com estratégias mais arrojadas, que podem chegar a apresentar riscos ainda mais altos que de fundos de ações. 

Justamente por isso, para assegurar que a opção escolhida esteja alinhada aos seus objetivos pessoais e perfil de risco, é fundamental que o investidor conheça a fundo: i) a estratégia do multimercado no qual planeja investir; e ii) o perfil do gestor do fundo. 

Uma das etapas fundamentais desse processo de conhecimento e busca de informações é entender em qual categoria o fundo multimercado está inserido. Existem três:


Alocação 

Fazem parte desta categoria os fundos multimercados que se posicionam em diversas classes de ativos – como ações, renda fixa, câmbio, entre outros.


Estratégia

Aqui entram os multimercados que tentam obter resultados por meio da aplicação de uma estratégia individual de investimento do gestor do fundo, ou seja, o foco maior é na atuação da gestão e menos na alocação.


Investimento no exterior

Como o próprio nome diz, são os que investem uma parcela superior a 40% do seu patrimônio líquido em ativos financeiros no exterior.


E, afinal, qual é o risco de investir?

Muito se fala sobre o risco dos fundos multimercados, mas, como vimos anteriormente, é possível encontrar diferentes graus de volatilidade, o que torna essa modalidade de investimento interessante tanto para o investidor mais conservador quanto para o moderado ou arrojado.

Por isso, antes de você escolher um fundo multimercado, sempre verifique os riscos inerentes, considerando a estratégia adotada por ele. Identificar os diversos fatores de risco, incluindo ainda o de liquidez, é fundamental para tomar uma decisão mais assertiva na hora de investir.

Nós, da RB Investimentos, estamos preparados para te ajudar com isso. Contamos com uma curadoria criteriosa de fundos para diferentes perfis e objetivos e podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para as suas necessidades.

Abrindo sua conta conosco, você contará com o assessoramento de uma equipe altamente qualificada e com a solidez e todo o expertise de uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro. 

Clique aqui e viva uma nova experiência em investimentos.


RB Investimentos
Armazenamos cookies em seu dispositivo para proporcionar uma melhor experiência. Ao utilizar esse site, você concorda com nossa política de privacidade