Compartilhe:
Banner Blog BDRs liberados para todos

BDRs liberados para todos

Nesta quinta-feira, 22, todos os investidores poderão negociar as 671 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) disponíveis.

BDRs liberados para todos



Nesta quinta-feira, 22, todos os investidores poderão negociar BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Atualmente esse universo conta com 671 alternativas, sendo que só no último mês 120 novos projetos estão em desenvolvimento para dar ainda mais opções.

Os agentes do mercado financeiro já estão se movimentando, prevendo que a liquidez dessa classe de ativo aumentará bastante com as modificações.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, as BDR’s são títulos lastreados em ETFs e ações de empresas estrangeiras negociadas dentro do Brasil. Anteriormente a maioria dos investidores brasileiros estava restrito a investir em empresas locais, com o movimento de hoje as coisas mudam. Agora é possível investir em companhias de capital aberto fora do país, sem a necessidade de abrir conta em corretoras no exterior.
A possibilidade já existia, mas era limitada para investidores qualificados (com mais de R$ 1 milhão em investimentos).

Nos últimos anos, observamos o Brasil ficar fora de um ciclo econômico mundial de crescimento. Com o país chegando a entrar em recessão, enquanto outras economias prosperavam. Essa realidade acaba sendo traduzida para as empresas locais, o que pode ser uma desvantagem para uma carteira de investimentos concentrada em ativos brasileiros.

A grande vantagem, das negociações de BDRs ganharem liquidez, é que será mais fácil diversificar seus investimentos por países. Temos nos próximos anos o envelhecimento da população europeia beneficiando farmacêuticas e companhias de saúde locais. Existe toda a disrupção tecnológica com empresas chinesas e americanas liderando o processo. Além de uma ascensão de mais de 1 bilhão de pessoas para a classe média, prevista para ocorrer no continente asiático.

Em outras palavras, existe muita oportunidade de crescimento no mundo, com diversas empresas sendo beneficiadas. Ter um pouco do seu investimento capturando ganhos em países distintos se tornará mais fácil do que nunca.

A B3 optou por abrir as novas opções aos poucos, até por caráter educativo. Inicialmente, só serão acessíveis os BDRs não patrocinados e de "mercados reconhecidos", foram assim classificados a Nyse (New York Stock Exchange) e da Nasdaq Stock Market (“Nasdaq”). Depois a B3 incluirá outras bolsas estrangeiras. Mas nesse primeiro momento teremos nomes conhecidos dos Estados Unidos, empresas brasileiras e estrangeiras que são listados apenas lá.

Nós da RB Investimentos recomendamos que os clientes, com o perfil adequado para essa classe de produtos, aproveite a mudança. Inclusive destacamos que a Orix, controladora do grupo RB, possui BDR listada.

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.