Compartilhe:
Banner Blog Debate e dados de mercado de trabalho são destaques das semana 28-02/10

Debate e dados de mercado de trabalho são destaques das semana 28-02/10

A semana tem uma agenda de indicadores um pouco mais leve. Mas o debate americano pode aumentar a volatilidade dos mercados.

Debate e dados de mercado de trabalho são destaques das semana 28-02/10

A semana tem uma agenda de indicadores um pouco mais leve. Mas o debate americano pode aumentar a volatilidade dos mercados.


No Brasil, os indicadores de mercado de trabalho são protagonistas. Teremos Caged na terça-feira e Pnad Contínua na quarta-feira. Depois de surpresas positivas recentes, é importante acompanhar a dinâmica do indicador, pois as sondagens com consumidores mostram uma dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho. Atualmente os analistas consultados pela bloomberg projetam que a taxa de desemprego subiu de 13,3% para 13,7% em julho.
A semana conta ainda com o resultado do governo central (terça), IGP-M (terça), balança comercial (quarta) e produção industrial (sexta).
As projeções apontam para mais um IGP-M acelerado, particularmente vale ficar atento ao mercado de juros neste dia. Temos diversos agentes do mercado financeiro preocupados com o comportamento dos preços brasileiros, isso tem causado uma divisão grande acerca das expectativas da curva de juros. O indicador deve passar de 13,02% para 18,06% em setembro.
No campo político, o governo deve apresentar para líderes partidários o novo programa social, Renda Cidadã, e mais propostas para a área tributária.

No exterior, o primeiro de três debates entre Joe Biden e Donald Trump ocorre na terça-feira, historicamente tivemos situações em que o desempenho de candidatos nos debates influenciou bastante a decisão de eleitores indecisos. Mas vale destacar que na última eleição a leitura foi que Hillary Clinton venceu Trump nos três debates.
Ainda teremos na quarta-feira o último dia para um acordo no Congresso americano para o novo pacote fiscal. Esse tema está criando uma expectativa positiva entre os investidores, e pode influenciar outros mercados.
Por fim, relatório de empregos dos Estados Unidos sai na sexta-feira. No resto do mundo, indicadores de PMI são apresentados ao longo da semana e devem guiar mercados locais.

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.