Compartilhe:
Banner Blog IPCA e banqueiros centrais na semana 05-09/10

IPCA e banqueiros centrais na semana 05-09/10

A semana conta com menos indicadores econômicos pelo mundo, mas com diversos eventos em que dirigentes dos principais bancos centrais irão discursar.

IPCA e banqueiros centrais na semana 05-09/10


A semana conta com menos indicadores econômicos pelo mundo, mas com diversos eventos em que dirigentes dos principais bancos centrais irão discursar.

Na terça-feira, teremos a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, o presidente do Fed, Jeremo Powell, e o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda.

Recentemente, esses dirigentes se colocaram favoráveis a permitir uma inflação acima da meta, por um curto período. Para eles, isso seria razoável para equilibrar o longo período em que o indicador fica abaixo da meta. Essa é a nova ferramenta de estímulo monetário lançada em 2020. Nos discursos eles devem dar mais detalhes de como pretendem fazer essa condução.
Outro tema que deve ser tocado, é o pedido por novos estímulos fiscais em suas regiões. Com as políticas monetárias extremamente expansionistas, o tom da fala é que não depende mais deles para a normalização das economias globais.

Na quarta-feira, o destaque fica para a ata da última reunião do FOMC. Essa foi a reunião em que vimos os dirigentes do Fed projetando uma inflação maior em 2021 do que em 2022, além de sugerirem que os juros só voltam a subir depois de 2023.

No Brasil, teremos na quinta-feira as vendas no varejo de agosto, que devem mostrar mais uma alta, sugerindo recuperação econômica. Mas o grande destaque está na sexta-feira, na qual o IBGE apresenta o IPCA de setembro. O indicador deve trazer uma pressão forte do componente de alimentos, mas ainda apontar que os preços de serviços estão controlados. De qualquer maneira, o mercado de juros deve oscilar bastante com o resultado.


Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.