Compartilhe:
Banner Blog União Europeia aprova importante pacote fiscal

União Europeia aprova importante pacote fiscal

Os líderes da União Europeia acertaram um pacote de gastos de 1,8 trilhão de euros (US$ 2,06 trilhões).

Os líderes da União Europeia acertaram um pacote de gastos de 1,8 trilhão de euros (US$ 2,06 trilhões). Montante extremamente relevante para recuperar a economia da região, duramente afetada pelo coronavírus.
A discussão começou na sexta-feira, e ainda não está totalmente concluída. O acordo precisará ser aprovado pelos parlamentos dos países-membros, o que pode levar a conflitos. Ainda existe uma resistência forte de países ao norte. Na visão deles, quem seguiu o formulário nos últimos anos, e se preparou para o pior durante tempos melhores, não precisa de ajuda financeira.O que ainda é bastante controverso, dado que os países mais ao sul mal conseguiram sair totalmente de crises anteriores.
Com isso, o plano de recuperação ficou em 750 bilhões de euros. Destaque negativo para o fato que 390 bilhões de euros serão oferecidos em doações - menos do que os 500 bilhões de euros da proposta inicial do Conselho Europeu - e o restante será de empréstimos. O valor total é complementado com um orçamento plurianual da UE de mais de 1 trilhão de euros que durará de 2021 a 2027.
A Comissão Europeia irá, pela primeira vez, emitir dívidas em larga escala para financiar doações e empréstimos aos países mais atingidos pela pandemia da covid-19. Passo importante para a integração fiscal do bloco.
A meta é, parcialmente, acelerar a recuperação econômica da Europa e permitir que Itália, Espanha, Grécia e outros países possam aumentar os gastos do governo sem temer que a dívida pública, já alta, alcance níveis insustentáveis.
Com os Bancos Centrais já tendo agitado muito prontamente, resta agora acompanhar os esforços fiscais pelo mundo. A ação ajudará bastante nesta retomada.

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.