
Copom reduz Selic para 12,75% a.a.
Admin. Maio 2024
COMPARTILHE
O Copom optou por reduzir a taxa Selic para 12,75%a.a. A projeção majoritária era um corte de 0,50%, o que direcionou as expectativas do mercado para o comunicado. O ciclo de relaxamento monetário foi iniciado em agosto de 20223 ao reduzir a Selic de 13,75% para 13,25%. A instituição volta a se encontrar no dia 01 de novembro. As apostas para novembro se dividem entre uma nova redução de 0,50%, ou uma redução de 0,75%.
Sobre o comunicado da decisão, o Copom trouxe uma mudança relevante. Depois da aprovação do Arcabouço Fiscal, foram retiradas as menções aos riscos fiscais. O texto traz de volta o tema, por conta da discussão em reduzir a meta fiscal adiante.
“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas.”
O Copom demonstra claro desconforto, o que deve trazer impacto na curva de juros. A leitura é de um Copom mais hawkish (preocupado com a inflação), que poderá deixar as taxas mais altas para controlar a inflação.

Segue o relatório completo Copom setembro 2023.pdf
EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Análise do setor de Saneamento Básico
O estudo setorial do saneamento básico oferece uma ampla base de informações e dados para auxiliar na tomada de decisão dos investidores.
leia MAIS
Crescimento inesperado: o que os modelos não enxergam no PIB do Brasil
O PIB do Brasil insiste em crescer mais do que o mercado projeta. A sequência de “erros” irrita parte da classe política, que acusa os analistas de torcerem contra. Mas o que realmente explica esse descompasso entre projeções e realidade? Talvez estejamos subestimando o que importa — e superestimando o que é mais fácil de medir.
leia MAIS