Carteira de Ações – Março 2023

Admin. Maio 2024

COMPARTILHE

Para o mês de março, retiraremos a ação da Minerva e da Petrorio, por outro lado, aumentaremos a participação em Itaú, Assaí, Embraer e Energias do Brasil.

A retirada da Minerva justifica-se pelos incidentes de Encefalopatia Espongiforme Bovina, Vaca Louca, que levaram a suspensão da exportação de carne para a China, este representado por 43% das exportações da companhia no ano de 2022. Embora exista a possibilidade do embargo ser breve, decidimos por retirar a exposição no momento. A empresa possui plantas em outros países para suprir a demanda (3 no Uruguai e 1 na Argentina), mas pode ter o balanço afetado com a sobreoferta interna.

A retirada de Petrorio da carteira reflete à inclusão do imposto de exportação sobre o petróleo, visando aumentar a arrecadação do governo, após o anúncio da reoneração dos tributos federais sobre os combustíveis. Entendemos que o setor petrolífero tende a ter seus resultados prejudicados nos próximos meses. Diante disso, aumentamos a exposição em Itaú para 15%, Assaí para 10%, Embraer para 10% e Energias do Brasil para 10%. Entendemos que Itaú demonstrou capacidade, acima dos pares, de enfrentar o momento adverso no mercado de crédito, algo que pode se agravar adiante.

Com relação a Assaí, a companhia segue navegando melhor o setor de varejo alimentar, mesmo diante das incertezas macroeconômicas no primeiro semestre, vemos o papel se beneficiando de ações pontuais do governo e da conclusão das conversões das lojas do Extra. No release do 4º trimestre, a empresa relatou que as lojas convertidas apresentaram vendas superiores em 2x a 2,5x ao formato anterior de hipermercado.



Segue o relatório completo: Carteira RB - março 2023.pdf

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Análise do Setor de Farmácias

O estudo setorial de farmácias fornece uma base de informações para os investidores. Passando pela história, momento atual, potenciais de crescimento, análise administrativa e financeira.

leia MAIS

Análise do Setor de Resíduos

Apresentamos mais um relatório setorial, para auxiliar o investidor na tomada de decisão.

leia MAIS

Relatório de Alocação Junho 2024

Segue a nossa carteira de alocação sugerida para junho. Dividido entre conservador, moderado e arrojado.

leia MAIS

JÁ É INVESTIDOR RB ? ASSINE NOSSA NEWS

Ainda não é investidor?

ABRA SUA CONTA
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Rolar para cima