Cenário 2o Semestre 2023

Admin. Maio 2024

COMPARTILHE

O primeiro semestre do ano trouxe uma configuração inesperada. As grandes fontes de instabilidade surgiram do setor privado, com Americanas, Light e Marisa abalando o mercado de crédito privado. Enquanto o governo brasileiro aprovou o Arcabouço Fiscal, a Reforma Tributária e barrou modificações no Marco do Saneamento.

A parte política desapontou pela velocidade, mas esse costuma ser o histórico. Passamos por momentos de grande desconfiança, sobre textos finais em grandes temas. Porém, a desconfiança inicial em torno da equipe econômica foi superada. Mesmo as grandes críticas, ao Banco Central, não levaram a uma modificação na meta de inflação. O Brasil recebeu até uma melhora, na perspectiva de rating da S&P, elevando o sentimento sobre a economia local.

Além da crise de crédito, que surge na Americanas, as taxas de juros elevadas postergaram planos de financiamento. Com isso, diversas empresas pretendem captar recursos no mercado ao longo do segundo semestre. As poucas que tentaram ir, no primeiro semestre, encontraram um ambiente adverso, encarecendo operações e trazendo pouca base de adesão.

Fundos de investimentos seguiram recebendo pedidos de resgate, o que dificultou a defesa de posições. No entanto, já conseguimos observar fundos de ações e imobiliários superando seus índices de referência com alguma gordura até o final de 2023.

A tendência é que os agentes do mercado financeiro tomem mais risco, ao longo dos próximos meses, o que impacta a alocação sugerida de recursos para os investidores.

Atualizaremos nossas projeções nas próximas páginas. Aparecemos em quarto lugar no Boletim Focus de inflação, seguimos dividindo a liderança em juros, além de termos ocupado a décima terceira posição em projeção de câmbio trimestral. Cravar os números sempre será desafiador, nosso objetivo é identificar se existem divergências entre o cenário mais provável e o que é consenso no momento que enviamos os relatórios. O que abre espaço para o investidor se beneficiar com diversas operações.

Relatório completo: Cenário 2o Semestre.pdf

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Carteira de Crédito Privado Julho 2024

Segue a carteira de crédito privado para julho de 2024.

leia MAIS

Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários Julho 2024

Segue a carteira recomendada de fundos imobiliários para julho.

leia MAIS

Relatório de Alocação Julho de 2024

Segue a nossa carteira de alocação sugerida para julho. Dividido entre conservador, moderado e arrojado.

leia MAIS

JÁ É INVESTIDOR RB ? ASSINE NOSSA NEWS

Ainda não é investidor?

ABRA SUA CONTA
Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa   POLÍTICA DE PRIVACIDADE. ACEITAR
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Rolar para cima