Compartilhe:
Banner Blog Perspectivas da RB Investimentos para 2023

Perspectivas da RB Investimentos para 2023

Apresentamos hoje, as Perspectivas para 2023. Ao longo das páginas do relatório, trazemos o cenário projetado, em termos de PIB, Selic, IPCA, Câmbio e Ibovespa para o final de 2023. Divulgamos um cenário base, otimista e pessimista para cada ativo, e detalhamos o que motivaria a ocorrência de cada um deles.

Perspectivas 2023 - RB Investimentos


Seguindo o histórico recente, o Brasil deve atravessar mais um ano de grande volatilidade em seus principais ativos. Mudanças de governos têm estimulado este comportamento, além de passarmos por um quadro internacional ainda com ajustes importantes adiante.

Internamente, a previsibilidade ainda segue distante. O novo governo dá uma sinalização de continuidade na agenda de Reformas, com a Tributária e a busca pelo acordo Mercosul-União Europeia. No entanto, também vemos ideias de modificarem temas aprovados recentemente. Como o Marco do Saneamento, Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e o teto de gastos. O que torna a amplitude dos cenários grande. Com um agravante, o Brasil hoje tem um nível de endividamento elevado e um fluxo problemático. Diferente do governo Temer, que recebeu apenas um problema de fluxo, agora a paciência do mercado é menor. O que nos fez projetar um quadro pessimista mais extremo do que nos últimos anos. 

O quadro internacional, em resumo, passará por um ano de economias europeias e americana crescendo pouco, ou até em recessão. Um contraponto, pode ser uma surpresa positiva chinesa, com a política de covid zero ficando para trás. As economias mais fracas e a China funcionando sem restrições são desinflacionarias para diversos itens da cadeia de produção. Porém, com a China crescendo mais, espeficicamente os preços das commodities podem voltar a ser pressionados para cima.

Restam dúvidas sobre o nível final, mas sabemos que o Fed está próximo de encerrar seu ciclo de alta de juros. Enquanto o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra ainda têm um caminho relevante à percorrer. Será mais um ano de juros altos no mundo, o que estimulará as alocações em Renda Fixa mundo afora, além de restringir o fluxo para economias mais arriscadas, como as emergentes.

Nossas projeções são construídas com base no cenário internacional e nacional. Acompanhamos a campanha eleitoral, o governo de transição e o início de governo. Com cada fala, anúncio de ministério, equipe dos ministérios, fomos aumentando ou diminuindo a probabilidade de cada cenário. O que também implica que essa projeção seguirá sendo atualizada adiante. O nosso relatório de alocação, carteira sugerida de ações, fundos imobiliários, debentures e outras recomendações estarão atualizadas com o que modificarmos. As projeções de grandes ativos, preferimos enviar com intervalos maiores.

Segue nossa leitura de 2023, documento que será atualizado na metade do ano e enviado novamente para todos. Utilizamos o Boletim Focus como referência, quando mencionamos projeções do mercado. Perspectivas_2023.pdf


Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.