Compartilhe:
Banner Blog Relatório de Alocação Março

Relatório de Alocação Março

Explorando o cenário descrito, apresentaremos quais as alocações sugeridas para cada perfil de investidor. Com base nessa orientação, oferecemos um passo extra, com exemplos de como seriam essas carteiras com ativos de nossa plataforma.

Relatório de Alocação Março

O final do primeiro trimestre do ano não terá o foco em indicadores, bancos centrais, mas sim na guerra entre Rússia e Ucrânia. O impacto no preço de commoditties preocupa diversos países, que já enfrentam uma inflação elevada. Diferente de outros eventos, não vemos especialistas apontando para o mesmo desfecho, muito menos uma data, o que exige uma cautela maior com ativos mais arriscados.

Estamos observando uma escalada nos preços de petróleo, trigo, fertilizantes, gás natural, alumínio, cobre, ferro, entre outros. Uma parte se explica pela retirada dos países do comércio internacional, em que são produtores e exportadores relevantes. Também temos uma corrida de precaução por alguns países, como a China, temendo um desabastecimento prefere acumular produtos.

Sabemos que é um ano importante politicamente para a China, com a recondução de Xi Jinping, ilustrando a cautela tomada pelo país. Pensando em março, enquanto o mundo direciona os olhos para a Ucrânia, o sudeste asiático enfrenta seu pior momento da pandemia, o que pode prejudicar as cadeias globais de produção, tornando o ambiente ainda mais inflacionário. Mesmo com a política de covid zero na China, sabemos a força de contágio da ômicron, o que merece um alerta.

Março seria o mês do foco no Fed, com sua primeira alta de juros desde o início da pandemia. Não se engane, isso ainda é extremamente relevante para o mercado financeiro global. Investidores seguem muito divididos sobre a condução do Fed durante 2022, o que acaba criando mais volatilidade. O Fed buscará diminuir essa volatilidade com seu comunicado e projeções, mas compreendemos que apenas após a reunião de maio será possível observar investidores alinhados.

No Brasil, o Copom se reúne no mesmo dia 16 que o Fed. Por aqui, o sentimento é o inverso. Investidores saíram da reunião de fevereiro alinhados, mas os efeitos inflacionários da guerra trouxeram novas dúvidas sobre a condução da política monetária interna.

Um último ponto de atenção interna, estamos nos aproximando do dia 02 de abril, data limite para políticos se afastarem de cargos, caso queiram disputar um posto diferente. O que deve aumentar a sensação de ambiente eleitoral aquecido durante o mês de março.

Segue o relatório completo Relatório de Alocação - Março 22.pdf

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.