Perspectivas da RB Investimentos para 2023

Admin. Maio 2024

COMPARTILHE

Seguindo o histórico recente, o Brasil deve atravessar mais um ano de grande volatilidade em seus principais ativos. Mudanças de governos têm estimulado este comportamento, além de passarmos por um quadro internacional ainda com ajustes importantes adiante.

Internamente, a previsibilidade ainda segue distante. O novo governo dá uma sinalização de continuidade na agenda de Reformas, com a Tributária e a busca pelo acordo Mercosul-União Europeia. No entanto, também vemos ideias de modificarem temas aprovados recentemente. Como o Marco do Saneamento, Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência e o teto de gastos. O que torna a amplitude dos cenários grande. Com um agravante, o Brasil hoje tem um nível de endividamento elevado e um fluxo problemático. Diferente do governo Temer, que recebeu apenas um problema de fluxo, agora a paciência do mercado é menor. O que nos fez projetar um quadro pessimista mais extremo do que nos últimos anos. 

O quadro internacional, em resumo, passará por um ano de economias europeias e americana crescendo pouco, ou até em recessão. Um contraponto, pode ser uma surpresa positiva chinesa, com a política de covid zero ficando para trás. As economias mais fracas e a China funcionando sem restrições são desinflacionarias para diversos itens da cadeia de produção. Porém, com a China crescendo mais, espeficicamente os preços das commodities podem voltar a ser pressionados para cima.

Restam dúvidas sobre o nível final, mas sabemos que o Fed está próximo de encerrar seu ciclo de alta de juros. Enquanto o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra ainda têm um caminho relevante à percorrer. Será mais um ano de juros altos no mundo, o que estimulará as alocações em Renda Fixa mundo afora, além de restringir o fluxo para economias mais arriscadas, como as emergentes.

Nossas projeções são construídas com base no cenário internacional e nacional. Acompanhamos a campanha eleitoral, o governo de transição e o início de governo. Com cada fala, anúncio de ministério, equipe dos ministérios, fomos aumentando ou diminuindo a probabilidade de cada cenário. O que também implica que essa projeção seguirá sendo atualizada adiante. O nosso relatório de alocação, carteira sugerida de ações, fundos imobiliários, debentures e outras recomendações estarão atualizadas com o que modificarmos. As projeções de grandes ativos, preferimos enviar com intervalos maiores.

Segue nossa leitura de 2023, documento que será atualizado na metade do ano e enviado novamente para todos. Utilizamos o Boletim Focus como referência, quando mencionamos projeções do mercado. Perspectivas_2023.pdf

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Carteira de Crédito Privado Julho 2024

Segue a carteira de crédito privado para julho de 2024.

leia MAIS

Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários Julho 2024

Segue a carteira recomendada de fundos imobiliários para julho.

leia MAIS

Relatório de Alocação Julho de 2024

Segue a nossa carteira de alocação sugerida para julho. Dividido entre conservador, moderado e arrojado.

leia MAIS

JÁ É INVESTIDOR RB ? ASSINE NOSSA NEWS

Ainda não é investidor?

ABRA SUA CONTA
Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa   POLÍTICA DE PRIVACIDADE. ACEITAR
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Rolar para cima