Relatório de Alocação – Agosto 2023

Admin. Maio 2024

COMPARTILHE

O mês de agosto marca um novo momento para os investimentos dos brasileiros, com o início do ciclo de corte de juros. No exterior, seguimos observando um ambiente de incertezas, com Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos apertando as condições monetárias, enquanto China busca aquecer a sua economia. 

O Copom, em votação dividida, iniciou o ciclo com um corte de 0,50%, levando a Selic para 13,25% a.a., o que segue sendo uma taxa básica elevada. A remuneração em Renda Fixa ainda é muito atrativa, mas o início do ciclo diminuirá essa posição vantajosa. A Renda Fixa sempre será recomendada, independente do perfil de investidor, devido à sua relevância para montar a reserva de emergência de qualquer cliente. No entanto, os perfis moderados e arrojados verão uma mudança na postura de bancos e corretoras, sugerindo mais ativos com maior risco. Movimento que já iniciamos em recomendações passadas e iremos intensificar adiante, conforme a Selic seja reduzida. 

O Congresso no segundo semestre possui uma agenda importante, mas sem grandes novidades. O foco será concluir processos de votações iniciadas no primeiro semestre e garantir o Orçamento de 2024. O Arcabouço Fiscal e a Reforma Tributária ainda precisam ser aprovados. A equipe econômica acompanha de perto a discussão do voto do Carf. 

Em paralelo, existe a expectativa pelo novo PAC, que contará com 3.000 obras e R$83 bilhões de orçamento até 2026. A discussão em torno dos trabalhadores de aplicativos, como entrarão na legislação trabalhista. Também é aguardada uma agenda de medidas para o meio ambiente. A Reforma Ministerial, que pode facilitar a governabilidade. Existe uma chance de se discutir a Reforma Tributária da renda. 

No exterior, a dúvida ainda é sobre o ponto final nos ciclos de apertos monetários de Estados Unidos, Zona do Euro e Reino Unido. Com 3% de inflação, a taxa de 5,5% dos Estados Unidos parece estar próxima do patamar final. O que ainda preocupa é a forte valorização dos salários, atualmente subindo 4,4% em 12 meses.

 No Reino Unido, a inflação está em 7,9% e os juros em 5,25%, com dirigentes defendendo a continuidade do ciclo. Por fim, a Zona do Euro está com 5,3% de inflação e 4,25% de juros, com dirigentes divididos sobre o que fazer adiante. Um ponto relevante, mesmo com a ofensiva russa aos portos ucranianos, os preços de commodities tiveram pouco movimento altista, rapidamente retornaram para a tendência de queda. A visão geral parece de uma demanda global menor adiante. 

Quem tenta reverter isso é a China. O governo segue anunciando medidas para tentar estimular a atividade local, que caminha para atingir a meta de 5% de crescimento, em 2023. Convivendo com um período de deflação, o país está vendo uma dificuldade atípica para estimular mais o Consumo. Algo semelhante ao que o Japão vivenciou nas últimas décadas. Japão que está crescendo 1,3%, com inflação de 3,3% e juros de -0,10%, extremamente contente com esse panorama. O equilíbrio de emergentes cortando juros e desenvolvidos subindo, pode desvalorizar moedas de emergentes no primeiro momento. Mas desconfiamos que a queda na demanda de desenvolvidos poderá devolver rapidamente essa mudança cambial. 

Em conclusão, o cenário brasileiro parece estar se desenhando melhor do que as estimativas de investidores. O que certamente trará boas oportunidades de investimentos. Por exemplo, vemos fundos de ações acima da Selic com apenas 7 meses do ano. O mercado de capitais, duramente afetado pelo caso Americanas, reabrirá com excelentes oportunidades no segundo semestre, por boas empresas que preferiram aguardar um ambiente mais favorável para ir ao mercado. Portanto, seja em Renda Variável ou Renda Fixa, o segundo semestre trará bons investimentos.



Segue o relatório completo: Relatório de Alocação - Agosto 2023.pdf

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Carteira de Crédito Privado Julho 2024

Segue a carteira de crédito privado para julho de 2024.

leia MAIS

Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários Julho 2024

Segue a carteira recomendada de fundos imobiliários para julho.

leia MAIS

Relatório de Alocação Julho de 2024

Segue a nossa carteira de alocação sugerida para julho. Dividido entre conservador, moderado e arrojado.

leia MAIS

JÁ É INVESTIDOR RB ? ASSINE NOSSA NEWS

Ainda não é investidor?

ABRA SUA CONTA
Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa   POLÍTICA DE PRIVACIDADE. ACEITAR
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Rolar para cima