Compartilhe:
Banner Blog Copom eleva Selic para 7,75%

Copom eleva Selic para 7,75%

O Copom optou por elevar a taxa Selic em 1,50 b.p., alcançando 7,75%a.a. A decisão não era a aposta majoritária de investidores, que aguardavam uma alta de 1,75 b.p. e representa uma acelaração do ritmo de 1,00 b.p., da última reunião.

Copom eleva Selic para 7,75%


O Copom optou por elevar a taxa Selic em 1,50 b.p., alcançando 7,75%a.a. A decisão não era a aposta majoritária de investidores, que aguardavam uma alta de 1,75 b.p. e representa uma acelaração do ritmo de 1,00 b.p., da última reunião. O Copom volta a se encontrar no dia 08 de dezembro.

Sobre o comunicado da decisão, o Copom colocou mais peso na pressão inflacionária e na piora da trajetória fiscal para justificar um ritmo mais forte de alta de juros.

“A inflação ao consumidor continua elevada. A alta dos preços veio acima do esperado, liderada pelos componentes mais voláteis, mas observam-se também pressões adicionais nos itens associados à inflação subjacente.”.

“Apesar do desempenho mais positivo das contas públicas, o Comitê avalia que recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação, aumentando a assimetria altista no balanço de riscos. Isso implica maior probabilidade de trajetórias para inflação acima do projetado de acordo com o cenário básico.”

Para a próxima reunião, o Copom indicou uma nova alta de 1,50 b.p., diferente dos 1,75 b.p. atualmente precificados pelo mercado. O que deve trazer dias voláteis no restante da semana. Vale ressaltar, que foi deixada novamente a porta aberta para ritmos diferentes em dezembro, diante das circunstancias.


Segue o relatório completo Copom outubro 2021.pdf

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.