Compartilhe:
Banner Blog Ofertas públicas: o que são e como investir?

Ofertas públicas: o que são e como investir?

Em meio a um novo cenário de investimentos, com a queda dos juros e consequente diminuição nos rendimentos de aplicações mais tradicionais de renda fixa, investir em empresas pode ser uma forma de gerar valor através de dividendos e ganhos de capital mediante participação direta do investidor no desenvolvimento da economia do país.

A melhor forma para ter acesso a este tipo de investimento é a oferta pública, que consiste no processo de disponibilização de títulos e ativos de uma empresa para venda. Muitos investidores associam este processo apenas à venda de ações, mas esses ativos também podem incluir títulos de crédito privado, cotas de fundos de investimentos, entre outros, que iremos detalhar mais adiante.  


IPOs e Follow ons


Quando uma empresa abre seu capital, ela realiza a sua primeira oferta pública de ações, que é conhecida como IPO - Initial Public Offer. Este momento oferece uma excelente oportunidade para investir em empresas que estão em plena expansão. O processo de abertura de capital permite que as corporações ampliem o seu quadro de sócios ao mesmo tempo em que o investidor se torna dono de uma parte do negócio.

Quando a empresa já tem o capital aberto, as emissões seguintes são conhecidas como ofertas subsequentes ou, no termo em inglês, follow on.

Até setembro de 2019 o número de ofertas de ações no mercado foi um dos maiores dos últimos anos, movimentando mais de R$ 53 bilhões. Destas, apenas duas companhias abriram capital na B3 – Centauro e Neoenergia. Por outro lado, a quantidade de follow ons está em alta e deve permanecer desta forma, segundo informações fornecidas pela Bolsa. 

Isso se deve em grande parte ao otimismo do mercado de ações brasileiro quanto às perspectivas para a economia do país, o que tem atraído cada vez mais investimentos e, por consequência, levado as empresas a captarem dinheiro no mercado. 


E os outros produtos financeiros?


Como mencionamos anteriormente, as ofertas públicas não se restringem apenas às ações. Também são realizadas ofertas iniciais para cotas de fundos de investimentos comercializados na Bolsa de Valores e, entre eles, podemos destacar os fundos imobiliários, multimercado, de ações e ETFs

Além deles, títulos de crédito privado, como debêntures, CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) também podem ser adquiridos por ofertas públicas. 



Afinal, como faço para investir?


Para realizar o investimento, primeiramente é necessário ter uma conta em uma corretora. Na RB Investimentos você pode abrir sua conta sem custos e burocracias. 

Uma oferta pública é constituída por três fases. A primeira é a de informação ao mercado. É nesta fase que os investidores terão acesso ao prospecto e às informações sobre a empresa e suas perspectivas. Todas as ofertas em andamento são apresentadas no site da B3. Neste momento é importante que o investidor analise todas essas informações e conte com o suporte de seu assessor de investimentos, para entender se esta é uma opção adequada ao seu perfil e seus objetivos ou até mesmo para obter uma análise mais detalhada sobre a empresa em questão.

Em seguida vem a fase da reserva, quando o investidor poderá informar a quantidade de ações ou cotas e o valor que está disposto a pagar, que deverá estar dentro de um intervalo preestabelecido pela emissora. É nesta fase que o preço final será formado, com base na demanda, por meio de um processo conhecido por bookbuilding. 


A terceira e última fase é a compra efetiva dos papéis. 


Nossos assessores estão à disposição para te apoiar em todo o processo, desde o entendimento dos seus objetivos e necessidades, até o fornecimento de todas as informações necessárias e orientações para que todo o processo ocorra da forma mais assertiva possível.

Além disso, contamos com uma plataforma digital, que permite que você faça seus investimentos de onde estiver, com toda conveniência e praticidade. 

Abra sua conta na RB Investimentos e viva uma nova experiência em investimentos.

Nosso site utiliza cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.